SINCERAMENTE ENGANADOS

Sendo a DEPENDÊNCIA QUÍMICA uma doença que se caracteriza pela NEGAÇÃO, podemos dizer que em momentos de nossa vida, estivemos em tal estado de entorpecimento por essa negação, fugindo a realidade de tal forma, que sinceramente nos enganamos. Por exemplo achar que esta tudo bem, que amanhã voltaremos ao trabalho, que podemos parar de usar sozinhos, não é exatamente mentira. Acreditamos nessas estorias como se fossem verdade, e quando elas provam não dar certo, contamos e inventamos outra para continuar sobrevivendo.
Chamamos isso de conversa fiada. Uma mulher que tenha um namorado que abusa de alcool e drogas acaba por se casar com ele tendo a certeza de que depois do casamento ele mudará. O que mais pode gerar um engano dessa proporção nessa pessoa senão a negação a realidade?
Quantas vezes já ouvimos ou presenciamos historias desse tipo? Na verdade temos uma tendencia natural para nos enganar. Criamos uma realidade paralela que nos alivia de ter que enfrentar o problema e principalmente tomar uma decisão que pode ser dolorosa.
Vemos pais que negam o uso de drogas de seus filhos por anos fingindo que nada esta acontecendo simplesmente para não precisar enfrentar o problema, geralmente culpando as más companhias do filho ou até mesmo culpando a si mesmo; ¨onde foi que errei?¨. Prejudicial, esta situação acaba deixando que o problema se agrave e se arraste por muito mais tempo que o tolerável, e quando abrem os olhos à realidade a destruição é enorme. Mesmo a um pai ou mãe perguntando sobre o uso de drogas do filho em estado críticos, vai tentar minimizar ou esconder.
Dependentes químicos encontram nesse mecanismo uma forma de continuar justificando para si mesmos o uso de drogas/álcool, mas em um centro de recuperação fazem uso dele para evitar entrar em contato com a dor, para não ter que enfrentar o problema. Parecem estar em recuperação, fazem tudo certo, são prestativos e participativos nas reuniões, para que assim tenham a possibilidade de passar pela internação sem sofrer a dor da mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas