COMO TRATAR SOBRE PREVENÇÃO ÀS DROGAS COM CRIANÇAS E ADOLECENTES SEM AGUÇAR A CURIOSIDADE E O DESEJO EM EXPERIMENTAR TAIS DROGAS?

Fonte: NEAD - Núcleo Einstein de álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein.


Um modo de procurar não despertar o interesse das crianças e dos jovens consiste em não se estender demais nos efeitos positivos ou negativos das drogas e nas formas de serem consumidas.
É importante procurar informar sobre isso, mas este não deve ser o foco constante da prevenção.
Tem-se observado que oferecer apenas palestras para adolescentes é pouco eficaz para prevenir quanto ao uso de drogas. Neste sentido, nas atividades preventivas para jovens é interessante utilizar estratégias que incentivem a participação dos mesmos como : filmes, debates, dramatizações e etc... Além disso, é importante que os temas abordados sejam e não sejam focados unicamente nos malefícios do uso de drogas, pois isto pode gerar uma atmosfera moralista e entediante para o jovem. enfim, é preciso adequar o linguajar ao do adolescente.
Um ponto muito importante é que as ações não sejam pontuais. elas precisam ser contínuas, diversificadas e inseridas na vida e no cotidiano escolar dos jovens, planejadas em adequação à necessidade de cada grupo especifico, isto é, não há receita que funcione em todos os casos. Além disso, a prevenção deve ser voltada para a saúde e o bem estar dos jovens, visando auxiliá-los a adotar atitudes responsáveis e saudáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas