DROGAS - A BOA E A MÁ VIAGEM.

Por: Elisaldo Carlini - dirigente do centro brasileiro de pesquisas sobre drogas (CEBRID), membro do Expert advisory panel on drug dependence and alcohol problems - da ORG. Mundial de Saúde.


Uma mesma droga psicodisléptica pode produzir, dependendo do momento e das circunstancias do uso, uma boa ou má viagem. Essa manifestação ocorreram sucessivamente numa mesma experiencia conforme descrito a seguir por um voluntario brasileiro, entre uma e duas horas após ingerir LSD25 (MÁ VIAGEM); Que frio sinto tremores... estou inquieto. A cabeça está oca, as pernas moles; parece que vou cair em um "buraco". Estou suando; tudo aberto à minha frente, não há caminho, não há indicação, não há nada. Não vejo outra coisa senão este espaço tremendamente amplo. Estou agora caindo! vou penetrando nesse espaço, sendo levado sem nenhum controle. Isto precisa ter um fim senão eu ficarei desorientado. Aquele infinito de novo! Estou mergulhando nele contra a minha vontade. Pavoroso!
Então, entre 3 e 5 horas depois da ingestão, ele diz: Ouço agora a música de Vivaldi! Muito difícil descrever a imagem, é como se tudo fosse um mundo semioco, cheio de galardões emaranhados. A música está nesse mundo. que coisa bonita! começo a ouvir e a ver as guirlandas mudando de cor como se fossem fogos de artificio. A música agora explode! Vejo as notas saltitando por esse mundo semi-oco. em cada salto a nota emite um facho vermelho, azul, rosa, topázio... notas do violino em amarelo, azul, púrpura, parecendo um pouco luz de gás néon... Tudo ao meu redor se transforma em massa amorfa, gelatinosa, de cor amarela que depois vai mudando sucessivamente. Estou agora com a sensação de estar segurando um pedaço de música que se enrola na minha mão como uma serpente.
sabe-se hoje que as drogas psicodislépticas são capazes de produzir marcantes distúrbios da percepção. As alterações mentais descritas antes não são especificas de nenhuma droga; o que significa que qualquer droga poderá produzir qualquer tipo de manifestação dependendo da pessoa, momento e circunstâncias. 

Comentários

Postagens mais visitadas