O QUE É O ABUSO DE DROGAS?

Fonte: Ivan Mario Braun

De acordo com o DSM-IV, uma pessoa está abusando de uma substancia quando a usa a despeito dos prejuízos sociais, interpessoais e legais no desempenho dos prejuízos sociais, interpessoais e legais no desempenho de suas funções no trabalho, na escola ou em casa, ou quando a usa repetidamente em situações que tragam risco físico (dirigir embriagado, por exemplo). A diferença entre o abuso e a dependência, portanto, é sutil. Trata-se de uma diferença relacionada ao grau de controle que o individuo tem sobre o uso. Assim, entende-se que gastar muito tempo em atividades necessárias para obter a droga, usá-la ou recuperá-la de seus efeitos, por exemplo, denotam diminuição do controle sobre sua vida, reforçando um diagnostico de dependência. Esse significado tem também a síndrome de abstinência, o uso da substancia em maiores quantidades ou por períodos mais longos que o pretendido.


CRITÉRIOS DA APA PARA CARACTERIZAR ABUSO DE UMA SUBSTANCIA:

A.   A. Padrão mal-adaptativo de uso de substancia levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por um ou mais dos seguintes aspectos, ocorrendo dentro de um mesmo período de doze meses;
O uso recorrente da substancia, resultado no fracasso em cumprir obrigações importantes relativas a seu papel no trabalho, na escola ou em casa. Por exemplo, repetidas ausências ou fraco desempenho ocupacional relacionados ao uso da substancia; ausência, suspensões ou expulsões da escola; negligencia dos filhos ou dos afazeres domésticos.
Uso recorrente da substancia em situações nas quais isso representa perigo físico, como dirigir um veiculo ou operar uma maquina quando prejudicado pelo uso da substancia.
Problemas legais recorrentes relacionados à substancia, como detenções por conduta desordeira, entre outros.
Uso continuado da substancia, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados pelos efeitos da substancia. Por exemplo, discussões com o cônjuge acerca das conseqüências da intoxicação, lutas corporais etc.

B.   B. Os sintomas jamais satisfazem os critérios para dependência de substancia para esta classe de substancias.

Comentários

Postagens mais visitadas