QUAIS AS CARACTERISTICAS DA SINDROME DA ABSTINENCIA DE CADA GRUPO DE DROGAS?
Fonte: Ivan Mario Braun.
Para que se faça um diagnostico de síndrome de abstinência, os sintomas manifestados devem ser suficientemente graves por causar sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
ÁLCOOL
Devem ocorrer ao menos dois dos seguintes sintomas, após a interrupção de uso prolongado: hiperatividade autonômica (por exemplo, sudorese ou taquicardia); tremores intensos; insônia; náusea ou vômito; alucinações psicomotoras; ansiedade; convulsões tipo “grande mal” (crises epilépticas envolvendo todo o corpo).
ALUCINÓGENOS
Os alucinógenos não apresentam síndrome de abstinência. Mas isso não deve ser usado como argumento favorável ao seu uso, que traz diversas outras conseqüências negativas.
ANFETAMINA E SUBSTANCIAS SEMELHANTES
Após a interrupção do uso de anfetamina ou substancia semelhante, a pessoa apresenta humor disfórico e duas (ou mais) da seguintes alterações fisiológicas, que se desenvolvem de horas a dias depois da interrupção: fadiga, sonhos vividos e desagradáveis; insônia ou hipersônia (excesso de sono); aumento do apetite; retardo ou agitação psicomotora.
ANSIOLITICOS, SEDATIVOS E HIPNÓTICOS
Após a cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos, a pessoa desenvolve dois ou mais dos seguintes sintomas, dentro de algumas horas a alguns dias: hiperatividade autonômica (por exemplo, sudorese ou freqüência cardíaca acima de cem batimentos por minuto0; tremor aumentado das mãos; insônia; náusea ou vômito; alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias; agitação psicomotora; ansiedade; convulsões tipo “grande mal” (tõnico-clônicas primariamente generalizadas).
CAFEÍNA
A abstinência de cafeína ainda é considerada assunto para pesquisa, com um quadro ainda não suficientemente confirmado. De qualquer forma, neste contexto, os sintomas que surgiriam após a interrupção abrupta do uso de cafeína, depois de seu uso diário prolongado, seriam cefaleia associada a fadiga ou sonolência acentuada; ansiedade ou depressão acentuada; náusea ou vômito.
CANABINOIDES
A maconha e substâncias semelhantes não costumam levar á síndrome de abstinência, quando seu uso é interrompido – o que novamente não deve valer como argumento favorável ao seu uso, haja vista os efeitos que causam no organismo. Mas nos casos em que se descrevem sintomas de abstinência após uso prolongado de maconha, eles são os seguintes: irritabilidade; inquietação; insônia; nervosismo; diminuição do apetite; perda de peso; tremores.
COCAÍNA
Após a interrupção de uso prolongado de cocaína, a pessoa apresenta humor disfórico associado a pelo menos um dos seguintes sintomas: fadiga; sonhos vívidos desagradáveis; insônia ou hipersônia; aumento do apetite; retardo ou agitação psicomotora.
ESTEROIDES ANDROGÊNICOS E ANABOLIZANTES
Fadiga, humor deprimido e desejo de usar drogas são os sintomas mais freqüentes descritos.
INALANTES
Os inalantes não levam à síndrome de abstinência quando seu uso é interrompido. O que não vale como justificativa para ignorar as conseqüências negativas que acarretam para o organismo.
NICOTINA
Após interrupção ou redução abrupta do uso diário de nicotina por pelo menos algumas semanas, o individuo, dentro de 24 horas, apresenta quatro ou mais dos seguintes sinais: humor disfórico ou deprimido; insônia, irritabilidade, frustração ou raiva, ansiedade; dificuldade para concentrar-se;inquietação;freqüência cardíaca diminuída; aumento do apetite ou ganho de peso.
OPIÁCEOS E OPÍOIDES
Após interrupção ou redução abrupta do uso pesado e prolongado de opiáceos e opióides por pelo menos algumas semanas, ou da administração de um antagonista de opiáceos e opióides, o individuo apresenta três ou mais dos seguintes sinais: Humor disfórico; náuseas ou vômito; dores musculares; lacrimejamento ou rinorréia; dilatação das pupilas, pilo-ereção ou sudorese; diarréia; bocejos; febre; insônia.
Comentários
Postar um comentário