ÁLCOOL - SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA ETILISTA (ALCOOLISMO).

A síndrome de abstinência alcoólica é um quadro agudo, caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas auto-limitados, com gravidade variada, secundário a interrupção total ou parcial do consumo de álcool, podendo ser associado a inúmeros problemas clínicos e/ou outros transtornos psiquiátricos.
O objetivo deste artigo é rever as principais complicações psiquiátricas secundarias à síndrome de abstinência alcoólica com convulsões e delirium tremens, bem como algumas outras condições psiquiátricas associadas a dependência de álcool como as síndromes de WERNICKE KORSAKOFF  e de MARCHIAVA BIGNAMI.
Pretende-se com isso auxiliar no diagnostico precoce e tratamento adequado, minimizando assim a morbidade e a mortalidade associadas a tais complicações.
Descritores: síndrome de abstinência alcoólica; síndrome de Wernicke Korsakoff; convulsões; delirium tremens; síndrome de Marchiava Bignami.
A síndrome de abstinência alcoólica (SAA) é responsável por um aumento significativo na morbidade e mortalidade associadas ao consumo de álcool e é um dos critérios diagnósticos da síndrome de dependência de álcool.
Caracteriza-se por sinais e sintomas decorrentes de uma interrupção total ou parcial de consumo de bebidas alcoólicas em dependentes que apresentam um consumo prévio significativo.
Esses sinais e sintomas não são específicos somente da síndrome de abstinência alcoólica, podendo estar presentes em outras síndromes de abstinência (por benzodiazepínicos, por exemplos).
São, ainda, insidiosos e pouco específicos, o que torna seu reconhecimento e avaliação processos complexos; variam quanto à intensidade e gravidade, podendo aparecer, como dito, após uma redução parcial ou total da dose usualmente utilizada.
Este artigo tem por objetivo descrever as principais complicações secundárias a SAA bem com o seu tratamento. Algumas delas são bastante  comuns (convulsões e alucinações); outras, mais graves e menos comuns (delirium tremens). Além disso, descreve e propõe o tratamento de outras complicações associadas ou dependência de álcool como o síndrome de Wernicke Korsakoff e o de Marchiava Bignami.

Comentários

Postagens mais visitadas