Festas de Fim de Ano X Álcool

Em dezembro, por conta das festas e comemorações do final do ano, aumenta bastante o consumo de bebidas alcoólicas e de comidas gordurosas, podendo comprometer a saúde dos que, literalmente, exageraram na dose.

Especialmente no verão, deve se ficar atento às bebidas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação pois o álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo. Além do coração, também o fígado pode ser bastante afetado por esses excessos, sobretudo de álcool, trazendo mal-estar, vômitos e, em casos mais extremos, ocasionando até coma alcoólico.

O consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de triglicérides, colesterol, glicemia no sangue, além de alterar a pressão arterial.No caso de bebidas destiladas, como por exemplo a vodca e o uísque, o malefício pode ser ainda maior, já que seu consumo em doses elevadas pode causar danos ao músculo do coração. Em consumidores regulares de grandes quantias de álcool, o etanol pode apresentar efeitos tóxicos direto no músculo cardíaco (miocárdio) e com o tempo ocasionar uma miocardiopatia alcoólica dilatada. Em portadores de insuficiência cardíaca, de qualquer origem, o consumo excessivo da bebida poderá descompensar estes pacientes.

Nas comemorações de fim de ano, o correto é não abusar. Para não acabar a noite em um hospital é preciso se hidratar antes e durante o consumir bebidas alcoólicas e, claro, não exagerar. É indicado que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com um de água ou, até mesmo, de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não.

Para grande parte da população as festas de fim de ano são regadas a bebida alcóolica, esta tradição pode ter consequências desagradáveis, sem contar que o excesso de álcool e direção não são uma boa combinação.


Fonte: Hospital do Coração

Comentários

Postagens mais visitadas