Sugestões de como Prevenir o interesse e a curiosidade sobre as drogas nas escolas de ensino fundamental.
www.institutojbiscalquini.com.br
O consumo de drogas se expande e constitui uma ameaça à estruturas e valores educacionais, sociais e culturais. A curiosidade sobre as drogas entre jovens tem sido uma das questões que mais afligem a educação fundamental de uma forma geral.
O consumo de drogas se expande e constitui uma ameaça à estruturas e valores educacionais, sociais e culturais. A curiosidade sobre as drogas entre jovens tem sido uma das questões que mais afligem a educação fundamental de uma forma geral.
O
levantamento epidemiológico realizado pelo Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), em estudantes de educação básica, comprova
a presença de drogas nas escolas e a existência do abuso entre alunos vem tendo
uma iniciação precoce, na faixa etária de 10- 12 anos mais de 12% das crianças
já usaram algum tipo de droga na vida. (Galduróz et al., 2004).
A
escola, diante desse novo desafio tem um papel importante na conscientização e
prevenção dentro das salas de aula e entre os pais. Prevenção significa
antecipação. Impedir a curiosidade e o possível consumo.
Prevenir
e conscientizar sobre as drogas exige uma intervenção antes que o consumo
ocorra. Cabe à escola promover um estilo de vida saudável nos alunos. A função
da escola é prestar esclarecimentos e auxílio ao aluno, dando suporte na
integração escolar e na família.
Estruturar
e implantar um programa de prevenção e informação sobre drogas nas escolas e
municipalizando as ações. As estratégias de municipalização possibilitam
implantar medidas e programas que tornam a prevenção mais clara ao aluno e a
seus familiares.
Município. Viabilizar um Plano de Ação relacionado à informação
e conscientização sobre todos os aspectos da droga. O Plano é elaborar
objetivos e metas, traçar as diretrizes e estratégias de caráter geral.
Secretaria de Educação. A elaboração e gestão de um Programa Preventivo
que decorra do Plano. Deve buscar parcerias com entidades e instituições que se
disponham a essa finalidade.
Escola. Deve elaborar projetos que assegurem ações
preventivas intensivas e duradouras, tendo como guia o Plano de Ação e o
Programa Preventivo. Na prática escolar, a prevenção torna-se viável por
intervenções nas condições de ensino e, principalmente, são direcionadas ao
projeto pedagógico.
Um
projeto mais amplo de educação para a saúde, a prevenção prioriza os princípios
da vida, a formação de valores e o conhecimento da natureza e do efeito das drogas.
A prevenção primária deve começar em crianças de menor idade, em atividades
criativas e prazerosas. A estratégia é enfatizar as drogas lícitas e de fácil
acesso, álcool e tabaco. Não se pode deixar de discutir o caráter atrativo das
drogas: prazer aos sentidos, ter “imagem transgressora”, ser símbolo de “estar
na moda”. Precisa ser discutida a toda a trajetória do envolvimento com drogas,
evitando despertar a curiosidade.
Gestão da Escola. O modelo deve favorecer a participação coletiva e
responsável na definição de princípios. Sugerimos, algumas medidas que
incrementam a educação preventiva. A escola deve acolher e envolver as famílias
com a educação dos filhos, promovendo encontros para discutir questões
relativas a prevenção de drogas e suas consequências. Cursos, seminários e
debates sobre o tema. Criar entre as escolas uma rede de informações e
conhecimentos no campo da prevenção do uso indevido de drogas.
A educação afetiva defende fatores pessoais que são vistos como
riscos ao uso de drogas, Primeiramente, deve-se priorizar o autoconhecimento, a
autoestima, a autoafirmação. É igualmente importante fortalecer o saber dizer
não, e saber ouvir, o respeito às diferenças, o respeito aos valores.
A atuação dos professores é fundamental na educação preventiva, ajudando os
alunos a constituírem um sistema de valores pessoal que lhes animem a adotar um
estilo de vida, em que o uso de drogas não encontre ressonância. Também
contribui a adoção métodos ativos que incluem debate, discussão e diálogo. Deste
modo, é possível proporcionar aos alunos habilidades e experiências que tenham
efeito protetor.
Por
fim, a educação é um dos meios do qual fazemos a conscientização, a educação e
a prevenção nas escolas é via natural para os esforços de prevenir o abuso de
drogas entre os alunos.
Comentários
Postar um comentário