CRACK - FICHA CRIMINAL -
Fonte: Editora Minuano. coleção você e sua saúde especial - CRACK.
NOME
Existem duas versões para a origem do nome crack.
a primeira faz referencia ao barulho da droga quando aquecida. Quando colocada em panela simples, a mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio e água, ao ressecar e formar pedras, emite estalos que lembram o nome da droga. A outra versão para a criação do nome é bastante semelhante, mas faz referencia ao barulho que a pedra faz quando o usuário está fumando.
ORIGEM
Três drogas tem origem a partir da folha da coca: crack, cocaína em pó e merla. A diferença entre elas é que a cocaína em pó precisa de um processo de refino mais elevado, por isso tem um custo mais elevado.
A borra que sobra deste refino dá origem ao crack e a merla, que são processados a partir dessa pasta-base, que é a parte mais impura do material.
COMO É O CONSUMIDO
Em pedras, a droga é aquecida e geralmente fumada em cachimbos, cigarros e até mesmo em latas de alumínio.
Os usuários costumam tampar a boca do cachimbo com plastico para ter um melhor aproveitamento da fumaça.
a utilização de palha de aço no cachimbo também é uma pratica comum entre os usuarios, para conseguir a brasa. As pedras são misturadas ao tabaco ou à maconha, em algumas vezes.
EFEITOS
Crise de euforia, bem-estar e aumento da pressão arterial são alguns dos efeitos que resultam do uso da droga. Sob essas condições do crack, é comum que o usuário tenha alucinações e fique paranoico, podendo até mesmo ter momentos de ilusões e fique paranoico, podendo até mesmo ter momentos de ilusões de perseguição. Por ser uma droga muito pesada, os efeitos são apresentados em até 15 segundos e duram cerca de um minuto, chegando a, no máximo, cinco minutos. Após o uso, o individuo entra em profunda depressão, dai vem a necessidade aguda de fumar novamente para compensar o mal-estar. O nível de dependência é alto, podendo acontecer instantaneamente, na primeira vez que se fuma a droga.
EFEITOS FÍSICOS A LONGO PRAZO
Principalmente por ficarem muito tempo sem comer e dormir, os usuários são abatidos por esgotamento físico e mental. a perda do apetite sexual também é constatada e pesquisa aponta que questão atinge 72% das mulheres e 66% dos homens. A droga também provoca a degeneração dos músculos do corpo, efeito também caussado pelo uso continuo de cocaína em pó.
EFEITOS SOCIAIS
Atividades cotidianas, como estudo e trabalho, são prejudicadas pela forte excitação provocada pelo uso da droga, que resulta em agitação. agressividade também é outra marca comum nos usuários. Apesar do baixo preço, o usuario gasta muito para suprir a necessidade constante de consumo. Os furtos dentro da propria casa passam a ser praticas comuns, o que leva a convivência familiar a um desgaste. Por esse motivo, muitos usuários passam a viver na rua. Para conseguir dinheiro, os dependentes também recorrem a assaltos e à prostituição.
Comentários
Postar um comentário