DROGAS - METANFETAMINA

Fonte: Aconselhamento em dependência Química / Neliana Buzi Figlie, Selma Bordin, Ronaldo Laranjeira.

Foi sintetizada na Alemanha em 1987 e na década de 1950 passou a ser comercializada para fins terapeuticos como moderadora do apetite no tratamento da obesidade.
Na década de 1970, com a evidencia de abuso, tolerância e dependência, o governo americano restringiu o seu uso, passando a ser medicamento de uso controlado.
A metanfetamina é encontrada na forma de pó branco, podendo às vezes de coloração marrom devido ao grau de impureza da substancia produzida clandestinamente ou na forma de pedras translucidas. Os seus nomes popularmente conhecidos são Ice glass ou crystal meth.
O Japão parece ser um dos paises de maior consumo da substancia. Teve sua primeira epidemia principalmente após a segunda guerra mundial e continua sendo uma preocupação naquele país. No Brasil, seu uso é ainda limitado, pois há o predominio de consumo das anfetaminas legalizadas, em que curiosamente o uso na vida de orexigenos teve pequena redução de 4,3% em 2001 para 4,1% em 2005, segundo a comparação de dados entre os dois levantamentos nacionais de Drogas Psicotrópicos realizados pelo CEBRID em 2001 e 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas