O TRATAMENTO DEVE DURAR A VIDA TODA?

Um diagnostico de dependência é um diagnostico para toda vida, na medida que ainda não pode ser curado.
Apesar de recaídas tenderem a diminuir ao longo dos anos, todo psiquiatra conhece casos de recaída ocorridos mesmo após décadas de abstinência. assim, é aconselhável que o paciente receba acompanhamento durante períodos de meses e anos, num padrão cada vez menor intensivo, de acordo com sua melhora. considera-se melhora a abstinência, mas também a diminuição da frequência e gravidade das recaídas e a compreensão comportamental da questão pelo paciente. Esse último aspecto refere-se à sua capacidade de detectar, esquivar-se ou enfrentar os eventos desencadeantes e procurar as situações protetoras.
respondendo também à pergunta feita com muita frequência pelos pacientes e suas famílias, é impossivel precisar a duração de um tratamento. A quantidade de tempo dependerá da melhora da pessoa e pode durar mais ou menos, dependendo dela. Segundo Zuska e Pursch, uma recuperação sólida requer pelo menos dois anos, na maioria dos casos.
Fato é que o paciente pode, sim, receber alta do tratamento. Depois de ficar abstinente por um longo tempo, compreender os mecanismos que levam aos lapsos e recadas, assim como aqueles que o evitam. Se os problemas retornarem ou aparecerem novos, a pessoa deve retornar o tratamento. E é possível que, dessa vez, o enfrentamento seja mais fácil, uma vez que o individuo já possui um cabedal de aprendizado.

Comentários

Postagens mais visitadas